top of page
rio limpo oceano vivo.png

PROJETO RIO LIMPO OCEANO VIVO

1.png

Projeto Rio Limpo Oceano Vivo

Atualmente sabemos que mais de 80% de todos os resíduos que se encontram no Oceano é proveniente da terra, em função do nosso descarte inadequado.

Grande parte desses resíduos chegam ao mar através dos rios.

 

OBJETIVO GERAL

Realizar ações de conscientização e limpeza dos principais rios urbanos que deságuam na Baía de Guanabara, engajando e capacitando todos os atores envolvidos nas ações, bem como, promovendo a inclusão socioambiental das comunidades do entorno.

 

Promover a inclusão e geração de emprego e renda para catadores de resíduos, através de ações mensais de limpeza dos rios que deságuam na Baía de Guanabara, utilizando um processo operacional desenvolvido e já testado pelo INSTITUTO ECOLÓGICO AQUALUNG.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS E METAS

  • Promover palestras de conscientização e mobilização direcionadas para o público-alvo envolvido no projeto (escolas locais, associação de catadores, empresas, entidades públicas, turistas, etc). Meta: Realizar 20 palestras/ano com o público-alvo envolvido.

  • Promover a divulgação de campanhas educativas e mídias espontâneas por meio das parcerias institucionais do Instituto Aqualung. Meta: 100 veiculações do Projeto Tatuí em mídias espontâneas de parceiros de trabalho (organizações privadas, públicas e Terceiro Setor). Impactar e engajar 20 mil pessoas/mês nas campanhas.

  • Realizar ações de limpeza do Rio Joana. Meta: Realizar 12 ações de limpeza/ano.

  • Destinar os resíduos coletados para o processo de coleta, segregação, classificação e reciclagem. Meta: Reciclar 25% dos resíduos coletados e acumular renda para cooperativa parceira de aproximadamente R$ 4,00 por kg reciclado. Destinar 100% dos resíduos não reciclados para o Aterro Sanitário.

  • Divulgar resultados alcançados para empresas parceiras e para a sociedade, por meio de mídias espontâneas. Meta: 03 inserções em mídia por campanha.

EJVH2832.JPG

Rio Joana - Bairro de São Cristovão - RJ

Localizado no bairro de São Cristovão no Rio de Janeiro, o Rio Joana tem sua nascente no Alto da Boavista, na Floresta da Tijuca.

Recebemos o desafio de realizar a limpeza do Rio Joana, juntamente com cooperativa de catadores, no dia 09 de abril de 2021, que deságua diretamente na Baia de Guanabara.

Iniciamos aqui a criação e desenvolvimento do Projeto Rio Limpo Oceano Vivo, com intruido de realizarmos a limpeza diária deste rio e dos demais rios do Rio de Janeiro, evitando que milhares de garrafas pets, quentinhas de isopor, embalagens, bolas, etc, cheguem ao nosso oceano.

Preparação da Equipe de Limpeza 

Preparação da equipe de limpeza com EPI (equipamentos de proteção individual) e colocação das ecobarreiras para retenção dos resíduos.

Descarte correto dos resíduos

Foram coletados mais de 7 toneladas de resíduos, em 6 dias de trabalho, que foram direcionados para análise para reciclagem e descarte correto através da cooperativa de catadores de reciclado.

IMG_2984
press to zoom
IMG_3006
press to zoom
IMG_3013
press to zoom
IMG_3011
press to zoom
1/1

Resultado Final

IUSR8497.JPG
IMG_3025.JPG
bottom of page