Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil

Consulte a opção online:

(21)98464-7618

em definição

Período: EM AGENDAMENTO

As empresas do ramo da construção civil geram um volume significativo de resíduos sólidos e, muitas vezes, não fazem a correta gestão desses resíduos.

Estima-se que 40% ainda é lançando em locais inadequados e sem a devida classificação, podendo causar grandes prejuízos ao meio ambiente.

 

Porém, a reciclagem de resíduos na construção civil deve ser prioridade no Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS), conforme resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 307 de 2002 e suas alterações, como forma de reduzir os impactos ambientais gerados pelos materiais descartados.

 

Público-Alvo:

Profissionais das áreas de Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental, Arquitetura, Meio Ambiente, Técnicos Ambientais, estudantes e profissionais de áreas afins. Responsáveis pelo gerenciamento de resíduos de empresas privadas, Municípios e Estados, Consultores e Assessores interessados no tema e profissionais de construtoras e de empresa transportadora de resíduos da construção civil.

Programa:

  • A problemática da geração de resíduos: Conceitos e definições

  • Caracterização dos resíduos sólidos de construção civil: conceito;

  • Características físicas e químicas; classificação de resíduos segundo ABNT - NBR 10.004/2004 e Classificação segundo Conama 307/02

  • Legislações e Normas Pertinentes á Resíduos Sólidos da Construção Civil: Legislação Federal, Estadual e Municipal. Resolução Conama 307/2002 e suas alterações. Normas ABNT.

  • Gerenciamento de Resíduos: Diagnóstico inicial e Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil

Instituto Ecológico Aqualung

 Contato: (21) 98464-7618